sábado, 24 de março de 2012

Primeira vez na cama:‘Mitos e verdades’

Deveria ter ido ao médico antes? Será que vai doer bastante? Veja o que é mito ou verdade quando o assunto é a primeira relação sexual!

Você se sente preparada. Escolheu o parceiro certo e irá ter a primeira relação sexual. As preliminares foram ótimas e tudo parece seguir o fluxo normal até que um monte de dúvidas surgem. Vou sangrar na primeira vez? Deveria ter ido ao médico antes? Será que vai doer? O medo das consequências como o rompimento do hímen, por exemplo, é tão grande que algumas mulheres não relaxam e não conseguem se entregar por completo ao primeiro parceiro. Em alguns casos, o clima gera tanto medo que tudo acaba na intenção.

Como há mitos e verdades que rodeiam o assunto, conversamos com a sexóloga Regina Racco, autora dos livros "O livro de ouro do pompoarismo" e "Pirulito e outras delícias" (R. Racco Editora), que desvendou o que está por trás (no bom sentido, claro) da primeira vez na cama.

Existe uma idade certa para começar a transar?

MITO - Não existe uma idade certa. A história nos mostra que esta “idade certa” muda em decorrência de cultura, hábitos etc. Espere o momento e a pessoa certa. Não transe porque em seu colégio ou grupo você é a única virgem. Não se apresse. O momento certo chegará e você saberá exatamente que chegou. É um momento mágico onde tudo se acerta como um quebra cabeças que é completado: as peças se encaixam perfeitamente e, assim, você levará deste momento uma ótima lembrança para toda a vida.

Preciso ir ao médico antes da primeira relação?

VERDADE - É difícil (salvo se você planejar) saber quando acontecerá, saiba que as idas ao médico periodicamente são mais que desejáveis, são obrigatórias! Esse cuidado nos protege pela vida afora. O médico é nosso melhor amigo. E falo para mulheres e também os homens, medicina preventiva, isso sim é se cuidar!

Toda mulher sangra na primeira vez?

MITO - Nem sempre. Existem mulheres que não sangram em sua primeira vez e isso já causou muito sofrimento em grupos e culturas que esperam que toda primeira relação inunde o lençol de sangue. Muitas vezes o hímen simplesmente se alarga e deixa passar o pênis sem se romper. É o chamado hímen complacente: posteriormente ele se rompe e pode acontecer de mesmo assim, não sangrar ou sangrar tão pouco que nem se percebe junto às secreções íntimas. 

Elas só perdem a virgindade com a penetração?

VERDADE - Perde-se com a penetração, do pênis ou qualquer objeto pontudo. Lembre-se que o hímen não é totalmente fechado tanto que muitas meninas podem usar absorvente desde que mini (para a menina usar estes absorventes, sempre é bom consultar o médico ginecologista antes). 

Sempre dói para elas na primeira vez?

MITO - Nem sempre, um leve incômodo, uma leve dor, nada que assuste a quem sofre com cólicas, por exemplo, a dorzinha é infinitamente menor que a fisgada de uma cólica. O segredo é a excitação. Quanto mais excitada estiver, menos sentirá o incômodo da primeira penetração. O que causa a dor é o medo que faz com que ela não relaxe, nervosa, sentirá a penetração como algo ruim. Portanto, se estiver tensa, peça um tempo a ele, tentem brincar mais, demorar mais nas preliminares e somente penetrar quando a excitação estiver no auge.

É normal ter ejaculação precoce na primeira relação?

MITO - Vamos esclarecer algo: ejaculação precoce é uma condição anormal que alguns homens sofrem e tem cura, tratamentos, treinamentos de controle etc. Não podemos comparar com a ejaculação rápida de um rapaz em sua primeira relação sexual. Isso é normal. Rapazes tendem a se excitar muito e, sem o devido controle, ejaculam rapidamente. Com o tempo, esse controle é exercido naturalmente.
'Meu conselho a todos é que busquem esse controle o mais cedo possível, afinal, treinamento pode fazer a grande diferença entre prazer e prazer intenso', explica a sexóloga. Assim, o homem que treina pode chegar, por exemplo, a ter o domínio da ejaculação e obter orgasmos (chamados orgasmos secos) para ejacular na hora que desejar.

Pílula do dia seguinte realmente evita uma gravidez indesejada?

VERDADE - A pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo como o anticoncepcional. Ela funcionará impedindo que haja o encontro dos espermatozóides e o óvulo, ou impossibilitando um óvulo fecundado de se fixar na parede do útero, causando para isso uma descamação. Mas se já houver acontecido a fecundação e o óvulo já estiver fixado no útero, ela não terá efeito algum.
Fique atenta: para que seja eficaz, a pílula deve ser usada dentro das primeiras 72 horas após a relação e não é isenta de efeitos colaterais. Por isso, não se automedique. O ideal é que a menina, antes de iniciar sua vida sexual, na consulta com o ginecologista, se informe qual a melhor forma de se cuidar e, se desejar a pílula do dia seguinte, informe-se sobre a adequação à sua saúde eficácia. Lembre-se: pílulas não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto, o uso da camisinha é sempre a melhor opção.

Ejacular próximo da vagina corre o risco de engravidá-la?

VERDADE - Sim, ela pode engravidar e ainda há o risco de doenças. Portanto, camisinha sempre! Muitos bebês vieram ao mundo no famoso e desaconselhado Coitus interruptus, ou coito interrompido, onde o homem retira o pênis e direciona para longe da vagina ao sentir que vai ejacular. Devemos obviamente reconhecer que este foi o primeiro contraceptivo que se tem notícia, mas, diante dos métodos modernos, deixou de ser uma opção. O coito interrompido também não protege contra doenças.
Por MADSON MORAES
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/fotos.aspx?cp-documentid=32860907

Dúvidas respondidas!
Se você vai pra sua primeira vez! Boa sorte! :)
#achodigno


Ótimo sábadão amores e 
obrigado por tudo

Andreh Carvalho

Um comentário: